Como prospectar clientes no digital?

Afinal, prospectar clientes nada mais é do que entrar em contato com clientes em potencial.

Dessa forma, a equipe de marketing faz ligações para os Leads quentes, ou seja, os que possuem mais qualidade e potencial de fechamento.

Como prospectar clientes no digital?

Afinal, prospectar clientes nada mais é do que entrar em contato com clientes em potencial.

Dessa forma, a equipe de marketing faz ligações para os Leads quentes, ou seja, os que possuem mais qualidade e potencial de fechamento.

Mas o que fazer antes de começar a prospectar clientes no digital?

Vamos te mostrar alguns passos importantes que você precisa seguir para prospectar clientes no digital.

Até porque, prospecção de clientes no digital, não é só pegar contatos em uma lista qualquer e ligar sem muito planejamento para tentar vender — essa é, aliás, uma maneira pouco eficiente de aproveitar o tempo da equipe.

Por isso, o ideal é planejar esse processo. Siga estas dicas:

1. Tenha bem definido o que é um cliente em potencial para a empresa

Essa ação simples, acima de tudo, economiza muito tempo e energia, tornando o trabalho da sua equipe muito mais produtivo.

Você pode se basear em algumas perguntas para definir isso, como:

  • Qual problema o seu produto/serviço resolve?
  • Quem é a pessoa que sofre com esse problema?
  • Que impacto esse problema causa no dia a dia dela?
  • A pessoa que sofre com esse problema é quem toma a decisão de compra?
  • O que a pessoa precisa ter para se beneficiar do seu produto/serviço?

Embora talvez você precise fazer ajustes nessas definições, com o passar do tempo, você vai pegando o jeito e vai ficando mais simples.

2. Crie uma lista de possíveis Leads para contatar

Em primeiro lugar, faça uma lista. Esse passo também vai tornar o processo mais rápido e produtivo. Uma lista ideal contém:

  • Nome e telefone do Lead;
  • Informações úteis como o seu cargo, a cidade onde mora, o segmento da empresa em que atua.
  • Histórico do relacionamento, como páginas que visitou no site, se já solicitou um orçamento, materiais educativos que consumiu.

Entretanto, não deixe de colocar as características que tornam o Lead mais propenso a entrar em negociação e fechar uma venda.

3. Faça pesquisas sempre que possível

Às vezes, é necessário realizar uma pesquisa sobre os Leads.

Neste sentido, vale até uma visita ao site da empresa para entender um pouco mais sobre o negócio e levantar algumas necessidades que o seu produto ou serviço pode suprir.

Isso torna a sua negociação mais clara e rápida, além de ser uma etapa de qualificação.

Durante essa pesquisa, você pode descartar os Leads que não cumprem os requisitos básicos para se tornar um cliente.

4. Aposte em um processo de prospecção de clientes

Do mesmo modo, um bom processo de prospecção deve incluir:

  • Critérios de qualificação de um Lead;
  • Qual será a principal forma de contato (telefone, email, WhatsApp, LinkedIn) e quais ferramentas serão utilizadas;
  • Quantas tentativas o vendedor deve fazer;
  • Quais perguntas precisam ser respondidas antes de passar o Lead para o próximo nível.

Além das dicas acima, tem outras 4 que você deve seguir para te ajudar ainda mais a prospectar clientes no digital:

– Tente várias vezes, mas sem ser inconveniente: a ideia é que o vendedor intercale tentativas por telefone e por email. Fazendo testes, é possível perceber um padrão de tentativas que realmente traz resultado para a sua empresa.

– Utilize templates de email para ganhar escala: usar um template não significa que a mensagem não tenha que ser personalizada. Você pode customizar conforme os dados que possui de cada Lead, como nome, nome da empresa em que atua, o histórico de interações etc.

– Seja rápido e tenha cadência nas prospecções: a dica aqui é otimizar o tempo de resposta, entrando em contato assim que o Lead disponibilizar o seu número de telefone para você.

– Quando desistir, informe o contato: essa desistência gera uma sensação de “opa, estou perdendo algo”, que é o que muitas vezes faz as pessoas responderem! Esse tipo de email tem altas taxas de resposta, inclusive.

Espero que esse post tenha ajudado você.

Mas se ainda assim precisar de ajuda para prospectar clientes no digital, entre em contato conosco.

contato@cintracomunicacao.com.br

(11) 4179-9089

(11) 94875-4077

(11) 99723-5763

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *