Inbound Marketing: saiba como utilizar a estratégia na sua empresa
No mundo do marketing digital existem várias estratégias promissoras para atrair e fidelizar clientes e, neste contexto, o Inbound Marketing é uma das principais, se destacando em muitos sentidos.
A internet trouxe uma nova gama de possibilidades tanto para os clientes, quanto para as empresas.
Se por um lado as empresas podem alcançar um público mais segmentado, específico e qualificado, por outro as pessoas têm muito mais opções à sua disposição.
Isso faz com que as marcas precisem desenvolver ações específicas para chamar e manter a atenção dos consumidores em potencial.
É aí que entra o Inbound Marketing, termo em inglês para marketing de atração.
Acompanhe este texto para saber as diferenças entre o inbound e o outbound marketing, os benefícios dessa técnica para a gestão do funil de vendas e as principais estratégias atreladas a ele.
Inbound Marketing: saiba como utilizar a estratégia na sua empresa
No mundo do marketing digital existem várias estratégias promissoras para atrair e fidelizar clientes e, neste contexto, o Inbound Marketing é uma das principais, se destacando em muitos sentidos.
A internet trouxe uma nova gama de possibilidades tanto para os clientes, quanto para as empresas.
Se por um lado as empresas podem alcançar um público mais segmentado, específico e qualificado, por outro as pessoas têm muito mais opções à sua disposição.
Isso faz com que as marcas precisem desenvolver ações específicas para chamar e manter a atenção dos consumidores em potencial.
É aí que entra o Inbound Marketing, termo em inglês para marketing de atração.
Acompanhe este texto para saber as diferenças entre o inbound e o outbound marketing, os benefícios dessa técnica para a gestão do funil de vendas e as principais estratégias atreladas a ele.
Inbound x Outbound: quais são as diferenças?
A base do inbound marketing é a veiculação de conteúdos relevantes para a base de clientes como uma forma de chamar a atenção deles e atrair novos públicos, demonstrando ser uma referência no tópico e ganhando a confiança dessas pessoas.
Para isso, as estratégias levam em consideração os interesses, as necessidades e o comportamento de cada lead.
Dessa forma, a marca pode planejar seu posicionamento digital para alcançar cada vez mais pessoas.
Já o outbound marketing é o marketing tradicional, que é focado em ir atrás do cliente de maneira ativa, sendo conhecido como marketing de interrupção.
Alguns exemplos clássicos são:
- Publicidade em janelas pop-up;
- Anúncios em revistas;
- Anúncios em rádios;
- Patrocínio de eventos.
O outbound marketing também difere do inbound marketing no quesito financeiro. Afinal, as mídias tradicionais são muito mais caras do que as mídias digitais, sendo que muitos meios também não possibilitam a segmentação do público atingido.
Como atrair leads com o inbound marketing?
Os benefícios do inbound marketing podem ser vistos de forma mais evidente se usarmos o conceito do funil de vendas.
O funil de vendas é composto pelas etapas da jornada de compra de cada cliente. Saiba mais sobre elas a seguir.
Topo do funil
Nessa etapa, a pessoa está começando a identificar uma nova necessidade.
Nesse momento, é papel da empresa nutri-la com materiais que destaquem os benefícios de fazer uma compra ou contratar um serviço, demonstrando opções para solucionar a dor – bem como evidenciando possíveis problemas que surgem relacionados a um tópico específico.
Meio do funil
No meio do funil o lead já reconhece o problema que deseja resolver. Por isso, o conteúdo deve focar especificamente em como o produto pode sanar essa necessidade.
Fundo do funil
Na última etapa, o cliente já tem todas as informações necessárias para fechar negócio com você. Resta guiá-lo pela variedade de produtos/serviços disponíveis e pelas formas de pagamento.
Em todas as etapas do funil de vendas, o inbound marketing deve servir como base para o atendimento dos leads e produção de conteúdos mais direcionados, sendo eles mais ou menos aprofundados para o direcionamento de cada objetivo (como efetivar a compra).
Cada lead tem perfil distinto. Assim, a produção de conteúdo precisa respeitar essas diferenças para entregar exatamente as informações que os leads necessitam, o que também depende da etapa do funil em que eles se encontram.
Principais estratégias de inbound marketing
Chegou a hora de você conhecer mais a fundo as estratégias principais dessa importante área do marketing digital.
Para isso, é interessante salientar que as ações listadas a seguir devem ser cuidadosamente planejadas e acompanhadas conforme o objetivo da marca, nicho de atuação e perfil do cliente. Assim, as chances de sucesso aumentam exponencialmente.
1. Crie sua persona
A persona é um desdobramento do conceito de público-alvo. Neste caso, a empresa utiliza informações mais específicas para traçar o perfil da base de clientes, sendo mais específico e contribuindo para campanhas mais efetivas e direcionadas.
A ideia é proporcionar uma experiência diferenciada a eles. Então, pesquise dados como cargo profissional, hobbies e sonhos para personalizar a produção de conteúdo e o atendimento.
2. Produza conteúdo original
Essa é a grande força motriz do inbound marketing. A produção de conteúdo tem o poder de aumentar a visibilidade e agregar valor à marca. Para isso, você tem de se atentar à qualidade do material divulgado.
Ele deve ser totalmente original, empregar palavras-chaves adequadas e ser estruturado de acordo com os padrões do Google, entre outras práticas recomendadas, para que ele seja entendido como um material de valor pelas plataformas, auxiliando na posterior localização dos internautas pelo conteúdo.
3. Seja multimídia
Manter a atenção do leitor também tem a ver com os recursos multimídias empregados no texto. Por isso, procure incluir imagens, infográficos, vídeos, gráficos e tabelas no material.
Assim, a leitura se torna mais interativa e o post traz ainda mais informações pertinentes para quem está consumindo, bem como os algoritmos entendem aquele material mais valioso para indicação.
4. Alie-se a influenciadores
Os influenciadores digitais estão entre as personalidades mais proeminentes das redes sociais.
Por vezes, desenvolver campanhas de Twitter Ads não é o suficiente para conseguir uma boa taxa de conversões, mesmo sendo vantajosas em diversos sentidos.
Deste modo, ao contar com a imagem e a voz de um influenciador, a marca pode alcançar mais pessoas de forma orgânica e interativa, trazendo mais valor aos materiais e imagem do negócio.
Conclusão
O inbound marketing é a porta de entrada para muitas oportunidades interessantes no ramo do marketing digital.
Para isso, manter o foco em agregar valor à vida dos leads e clientes convertidos deve ser a bússola de toda empresa.
Isso não significa parar de investir em como anunciar no Google Ads, mas pensar em formas de tornar essas e outras ações mais interessantes.
Assim, é possível planejar e adequar as campanhas criadas nesses ambientes com qualidade, identificando aqueles que têm mais propensão a serem patrocinados para atrair/converter o seu público, bem como dividir as estratégias orgânicas, atuando no curto e longo prazo.
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