O poder de conexão do storytelling
O storytelling nada mais é que a habilidade de envolver pessoas através de histórias.
Longe de ser uma novidade, ele é uma estratégia que atravessa séculos.
Mas você sabe por que essa técnica cria conexão entre as pessoas?
Então continue acompanhando este conteúdo.
O poder de conexão do storytelling
O storytelling nada mais é que a habilidade de envolver pessoas através de histórias.
Longe de ser uma novidade, ele é uma estratégia que atravessa séculos.
Mas você sabe por que essa técnica cria conexão entre as pessoas?
Então continue acompanhando este conteúdo.
Como funciona o poder de conexão do storytelling?
Inicialmente você deve pensar que uma decisão de compra é algo puramente racional, certo?
Portanto, as nossas ações são movidas pela emoção, principalmente quando se trata de consumo.
Tudo bem, mas o que isso tem a ver com “contar histórias”?
Primeiro vamos pensar em como isso funciona dentro do nosso cérebro.
Quando ouvimos uma história, algumas partes do nosso cérebro são ativadas.
Essa ação transporta o ouvinte ou leitor para dentro da experiência, esse processo se chama “acoplamento neuronal”.
Além disso, o cérebro libera dopamina, o que garante maior facilidade para a associação e lembrança.
Existem muitos estudiosos e pensadores sobre esse tema. O psicólogo Jerome Bruner diz que há 20% mais chance de se lembrar de algo associado a uma história.
Isso porque, uma história bem elaborada, inspira e incentiva o seu cliente a determinada ação.
Por exemplo: ao escolher um produto ou serviço, o consumidor preza a experiência pessoal e os sentimentos que esta traz.
Somente depois disso é que leva em conta a funcionalidade do produto e suas características.
De acordo com uma pesquisa realizada pela The Advertising Research Foundation, a conexão emocional tem maior influência para a decisão de compra do que o próprio conteúdo que está sendo anunciado.
Mas como fazer conexão do storytelling na prática?
Apesar de ser uma técnica particular e individual, podemos usar as técnicas de narrativa para nos guiar.
Confira abaixo.
Mensagem e contexto
A mensagem e o contexto da história são pontos primordiais para repassarmos o conteúdo que queremos.
Porém, ambos precisam fazer sentido dentro do cenário e objetivo da sua marca!
Por exemplo: se você entrar no Instagram da Nike, vai encontrar um feed repleto de conteúdo sobre atletas de diversos nichos, com influenciadores relacionados com o assunto!
Apesar da Nike vender materiais esportivos e não esporte, ela oferece conteúdo relevante para o seu público.
A mensagem e o contexto vão de encontro ao que o consumidor precisa encontrar!
Personagem e conflito
Enquanto os itens anteriores mostram uma resposta e solução, o personagem e o conflito geram identificação.
Aqui, você precisa mostrar para o seu cliente que ele está no mesmo cenário que sua marca.
Portanto, o personagem e o conflito estão inseridos na mensagem e contexto que o consumidor está procurando. Ou seja: o seu cliente também está lá!
Essa é a forma mais assertiva de criar reconhecimento e identificação com a sua empresa.
Quais as vantagens do poder de conexão do storytelling no marketing digital?
O storytelling é um grande aliado ao marketing digital na produção de conteúdo.
Ele é o principal responsável para atrair, conquistar e fidelizar os clientes com potencial.
Pois gera grandes resultados não só na atração, como para venda.
Além disso, ao contar histórias, garante vantagens positivas ao marketing digital, como:
– Aumento de engajamento;
– Aproximação da marca com o cliente;
– Estabelecimento de conexões;
– Influência na vida de outras pessoas;
– Estabelecimento de uma audiência fiel à sua marca;
– Promoção de reconhecimento de uma fonte de inspiração;
– Memorização e reconhecimento do seu negócio.
E assim o storytelling conecta sua marca com os consumidores
Poderíamos resumir tudo isso de forma “bem simples”:
O personagem que possui um conflito inserido no contexto recebe a mensagem que precisa para compreender a solução final.
Ficou um pouco mais fácil entender como o storytelling pode transformar a relação da sua empresa com seus clientes e prospects?
Conta pra gente nos comentários: qual a história da sua marca?