Funções do Social Media, quais são as principais?

Celular mostrando redes sociais e funções do social media
Com o crescimento do mercado digital, muitas profissões novas surgiram, dentre elas o Social Media. Mas você sabe quais são as principais funções de um social media? Além disso, vamos falar também de alguns erros comuns que muitos iniciantes cometem. Continue lendo! Continue lendo e confira!

Gerenciamento de redes sociais

Primeiramente, vamos entender o que um gerente faz. Como o próprio nome já diz, um gerente gerencia uma equipe, ambiente de trabalho, etc. No caso do social media, ele gerencia contas de redes sociais, ou seja, fica de olho nos posts, nos melhores horários para fazer publicações, no que as pessoas estão comentando, gerenciando dessa forma, toda a produção de conteúdo. O gerenciamento de redes sociais é uma das principais funções de um social media. Assim, uma habilidade essencial para esse profissional é perceber o comportamento das pessoas em relação a cada conteúdo disponibilizado nas redes sociais.

Planejamento de conteúdo

O social media também é responsável por planejar todo o conteúdo do expert, ou seja, ele decide o que será postado, onde será postado e quando será postado.

Análise

Outra importante função do social media é analisar as métricas, os comentários, os directs para assim definir conteúdos relevantes para o público-alvo do cliente.

Responder comentários e directs

É importante ressaltar que essa função pode ser feita ou não, a depender do que o expert preferirá. No caso de decidir pelo social media fazer essa parte, ele precisará entender muito bem sobre a linguagem do dono do perfil.

Criar Estratégias

Essa parte é muito importante para o perfil ter sucesso, pois é através das estratégias que ele conseguirá atingir o objetivo do cliente, seja ele aumentar o número de seguidores, lançar um infoproduto, etc.   Agora que você já conhece as principais funções de um social media, vamos falar sobre um erro muito cometido por muitos profissionais dessa área. Normalmente, quando o social media começa nesse ramo, ele se disponibiliza a criar artes e editar vídeos para o cliente. Mas é preciso ter um certo cuidado, visto que um design estudou para isso, bem como um editor de vídeos, dessa forma, esses profissionais sabem desempenhar muito bem esses papéis. Além disso, esse serviço deve ser cobrado à parte, e deve-se ter o cuidado de não prejudicar a função principal do social media, que é a gestão das mídias sociais do cliente.

Habilidades necessárias em um social media

Apesar de ser necessário fazer todas essas funções para que o trabalho de social media tenha sucesso, encontramos muitos profissionais que confundem gestão de redes sociais com fazer posts de feed e stories. Se você tem o interesse de trabalhar como social media, ou deseja contratar um para gerir suas redes sociais, fique atento a algumas habilidades que o profissional de social media deve ter. A primeira e talvez mais importante característica que um bom social media deve ter é a curiosidade. Se você não usa as redes sociais só como lazer, mas tem interesse em saber como elas funcionam, é bem possível que você se torne um bom social media. Outro ponto importante é entender o valor da estratégia, pois ser social media não é apenas fazer um post por dia no feed com duas hashtags por dia. É importante ir além e saber fazer um “time in post” ou “time in product”, que são produtos e conteúdos baseados em eventos que estão acontecendo agora. Além disso, um bom social media deve saber a hora certa de lançar um desafio ou uma live, por exemplo.

A persona manda

Outro ponto importante, é conhecer muito bem a sua persona, pois só assim, conseguirá definir os melhores posts, produtos, desafios e eventos você será capaz de criar para sua audiência. Para ser um bom profissional também é crucial que você domine a escrita, isso porque, a base da sua produção de conteúdo é o texto, seja nos stories ou no feed. Finalmente, mas não menos importante, é preciso saber fazer um bom planejamento para que os posts estejam bem alinhados com a sua estratégia.   Na Cintra Comunicação elaboramos uma estratégia direta de marketing para o seu negócio, melhorando o posicionamento da sua marca nas redes sociais. Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas! contato@cintracomunicacao.com.br
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