Sua Marca pode se tornar uma criadora no Youtube
Não é exagero dizer que o YouTube tem a cara dos seus criadores de conteúdo. Se os YouTubers fazem um sucesso gigantesco com todos os públicos, é porque souberam desenvolver uma linguagem própria e usar ao máximo os recursos e o engajamento da plataforma. Para não perder a viagem (ou seja, a conversa com o público), as marcas também estão indo além dos anúncios tradicionais e apostando no YouTube, fortalecendo canais e explorando diferentes formatos.
Sua Marca pode se tornar uma criadora no Youtube
Não é exagero dizer que o YouTube tem a cara dos seus criadores de conteúdo. Se os YouTubers fazem um sucesso gigantesco com todos os públicos, é porque souberam desenvolver uma linguagem própria e usar ao máximo os recursos e o engajamento da plataforma. Para não perder a viagem (ou seja, a conversa com o público), as marcas também estão indo além dos anúncios tradicionais e apostando no YouTube, fortalecendo canais e explorando diferentes formatos.
As marcas além da TV convencional
Além de ir aonde as pessoas estão (44% dos brasileiros têm o YouTube como meio preferido de assistir a vídeos), outra vantagem de criar conteúdo no YouTube é a economia: ninguém precisa de um estúdio lotado, com duas gruas ou três drones, para fazer vídeos para o YouTube. Por outro lado, apenas replicar ali os seus comerciais feitos para a TV dificilmente vai funcionar. O digital e a mídia tradicional quase nunca falam a mesma língua, e, quando isso ocorre, o resultado pode parecer forçado.
Para criar o seu conteúdo, existe uma infinidade de formatos que combinam com o YouTube — alguns que você talvez nem tenha cogitado fazer. Os mais comuns, você já deve conhecer: tutoriais, unboxing, listas de top 10, reviews… Mas você já pensou em criar uma série para a sua marca? Outra forma de ampliar a conversa com o seu público é se associar aos criadores do YouTube, para aumentar o alcance da sua marca e transmitir sua mensagem de uma maneira mais íntima e genuína.
Formatos para buscar engajamento no YouTube
A sua marca também pode explorar outros formatos capazes de estimular ainda mais o engajamento do público. Aqui vão alguns exemplos:
- Histórias – As Histórias do YouTube permitem que criadores e marcas iniciem conversas e se engajem com o público de maneira descontraída, fácil e casual, em vídeos curtos feitos para ver no celular. O uso frequente de stories pode aumentar o seu número de seguidores em até 8,5%.
- Ao vivo – Durante a pandemia, milhões de pessoas estão acompanhando eventos ao vivo e em tempo real, junto das suas comunidades. Além disso, o conteúdo das lives continua alcançando uma audiência massiva mesmo depois da transmissão, com o vídeo on demand.
- Estreias – Essa funcionalidade é perfeita para você gerar buzz antes de lançar alguma nova série ou formato regular. Você pré-grava o seu conteúdo de lançamento e programa um evento para o público do YouTube, que participa da sua estreia comentando e interagindo no chat.
- Comunidade – Nessa seção é possível postar fotos, gifs, texto, enquetes e os links dos seus vídeos. Uma solução simples, mas eficiente que vai além da execução do vídeo.
Mensurando o sucesso
Você planejou seu conteúdo, produziu em diferentes formatos e já subiu tudo no YouTube. E agora? Para saber como os seus vídeos vão ser descobertos, alguns indicadores são fundamentais.
Para medir esses indicadores, o Youtube Studio Analytics tem diversas funcionalidades que permitem ter acesso a dados completos e aos melhores insights sobre como seu canal está desempenhando. Você pode, por exemplo, checar praticamente em tempo real como o público está interagindo com o seu conteúdo, ou gerar análises que indicam como está o desempenho de vídeos específicos. Além disso, o painel do YouTube Studio mostra diversos dados úteis, como a taxa de cliques dos seus últimos vídeos e tendências importantes verificadas em outros canais.
Para ser criador no YouTube, participe das conversas
Se, no começo da pandemia, as pessoas buscavam vídeos para aprender mais sobre a COVID-19 e lidar com a nova rotina, essas tendências mostraram que o público ampliou seus interesses, buscando se entreter (um exemplo: as lives), se educar (não apenas sobre o coronavírus, mas também a cozinhar novos pratos e a fazer tarefas de casa) e se conectar umas com as outras (encontrando interesses em comum e dividindo experiências). Para que a sua marca seja uma criadora de sucesso, fique de olho no público e nos demais YouTubers, se atualize, aprenda com as novas tendências e entenda com acontecem as conexões. Assim, você vai participar das conversas, criar novos diálogos e criar vídeos que importam.