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A importância de um departamento de marketing nas empresas

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Saiba mais sobre as funções do departamento de marketing

Sem dúvida, um dos departamentos mais importantes para o sucesso de uma empresa é o departamento de marketing. E é sobre ele que vamos falar no artigo de hoje.

Mas, antes de falar sobre o marketing nas empresas, vamos conceituar, rapidamente, o que é marketing:

Marketing é um processo gerencial onde a partir da oferta de produtos e serviços a um determinado público são constituídos os relacionamentos que, em sua maioria, devem ser duradouros. A venda é a consequência de um bom marketing.

O ideal é que o marketing esteja focado e alinhado com os objetivos da empresa, justamento por isso a importância de um departamento de marketing, para ter um DNA, trabalhando unicamente para o seu cliente.

A importância de um departamento de marketing nas empresas

Saiba mais sobre as funções do departamento de marketing

Sem dúvida, um dos departamentos mais importantes para o sucesso de uma empresa é o departamento de marketing. E é sobre ele que vamos falar no artigo de hoje.

Mas, antes de falar sobre o marketing nas empresas, vamos conceituar, rapidamente, o que é marketing:

Marketing é um processo gerencial onde a partir da oferta de produtos e serviços a um determinado público são constituídos os relacionamentos que, em sua maioria, devem ser duradouros. A venda é a consequência de um bom marketing.

O ideal é que o marketing esteja focado e alinhado com os objetivos da empresa, justamento por isso a importância de um departamento de marketing, para ter um DNA, trabalhando unicamente para o seu cliente.

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Porquê o marketing é importante

Um departamento de marketing faz com que os profissionais que atuam nele tenham um conhecimento profundo sobre quem é o cliente dessa empresa, qual o produto ou serviço que ela oferece, qual o mercado em que ela atua, fazendo uma análise de concorrência e de oportunidades.

É a partir daí que são criadas as ações que podem ampliar o valor da marca, do produto ou do serviço que está sendo oferecido, mais uma vez buscando atingir o objetivo da empresa.

O que é preciso para um bom marketing?

Para ter um bom departamento de marketing, que dê resultados e alcance os objetivos, também é necessário um  bom investimento tanto de pessoas, quanto de tempo para se chegar a uma estratégia perfeita de mercado.

Isso em um mercado dinâmico como hoje em dia, ainda mais com o avanço da internet e com ela a ascensão do marketing digital, onde as empresas têm uma proximidade  muito grande em suas ofertas, é essencial que esse DNA seja explorado ao máximo.

Para isso, o departamento de marketing na empresa auxilia muito e passa a ser a peça fundamental da ligação cliente- marca.

Por meio de ferramentas, veículos e estratégias é possível descobrir onde está o público alvo daquele negócio e quais são as oportunidades que podem ser aproveitadas.

O departamento de marketing atua em duas direções na empresa, para fora, como falado anteriormente e também para dentro.

Ele auxilia os demais departamentos, quando se fala de Endomarketing, que é o marketing interno, onde a importância de captar e manter os talentos é fundamental e diferencial competitivo no mercado.

Quais as funções do departamento de marketing

– Atração e fidelização de clientes

– Mapeamento completo do negócio

– Elaboração de persona

– Desenvolvimento de abordagem

– Criação de funil de vendas

–  Criação de landing pages

– Estabelecimento da identidade visual

– Gerenciar campanhas de e-mail marketing

Produção de conteúdos relevantes

– Mensuração de resultados

Dentre outras funções que são geridas pelo departamento.

Também por isso, é possível afirmar que, por trás de um negócio de sucesso, uma empresa bem sucedida e uma marca com alto valor agregado, existe uma boa equipe de marketing.

Marketing de qualidade faz a diferença

Há algum tempo o privilégio de uma gestão de comunicação era apenas das grandes empresas, mas de alguns anos para cá as pequenas e médias empresas também estão despertando para o investimento em marketing.

Não há como estabelecer um negócio em uma base sólida se não pensar na concorrência. Se não se atualizar. Se não souber onde está o público alvo e o que ele espera do seu produto ou serviço.

Existe uma grande diferença entre trabalhar de uma maneira profissional, contratar uma empresa ou uma equipe que tenha experiência, que tenha know how para fazer um bom trabalho na área de comunicação e não investir, mas querer resultados.

Definitivamente, esse não é o caminho.

Parece muito difícil criar estratégias de marketing que tragam resultados satisfatórios?

Existem, hoje, empresas especializadas em marketing, incluindo o marketing digital, que oferecem serviços de gestão com excelência e podem ajudar a sua empresa a alcançar seus objetivos.

O mercado do marketing digital, por exemplo, oferece diversos profissionais para uma parte específica da divulgação da empresa.

É como se o marketing fosse um grande bolo e cada área ligada a ele oferecesse um ingrediente.

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A Cintra comunicação reúne a experiência dos seus executivos de mais de 23 anos no mercado de publicidade e propaganda e na área de tecnologia da informação com foco no mundo digital.

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