Seu site e rede social trabalhando por você

Conheça os erros mais comuns e as ferramentas que podem te ajudar a transformar seu site e rede social em seus melhores vendedores.

Houve um tempo em que estar na internet era algo supérfluo, também houve um período em que era sinônimo de ser moderno mas, não trazia resultado. Então os anos passaram (não muitos) e estar na internet se tornou obrigatório. Como sempre quem saiu na frente teve vantagem, mas não necessariamente chegou mais alto.

Uma coisa que a maioria dos empreendedores que estavam acostumados com modo tradicional de marketing não contavam era a interação da pessoas com suas marcas. Mais interessante foi observar essas pessoas (consumidores) interagindo entre si.

Eu mesmo quando vou escolher um novo smartphone, notebook, calçado, tv, serviço de internet, colchão…, procuro na nuvem a experiência e dicas de outros consumidores sobre as marcas, opinião sobre a relação custo benefício e dou uma atenção especial às suas críticas e pontos ruins/duvidosos dos produtos.

Como pode perceber estar na internet, da forma errada, pode mesmo não ajudar em nada e até atrapalhar

Seu site e rede social trabalhando por você​

Conheça os erros mais comuns e as ferramentas que podem te ajudar a transformar seu site e rede social em seus melhores vendedores.

Houve um tempo em que estar na internet era algo supérfluo, também houve um período em que era sinônimo de ser moderno mas, não trazia resultado. Então os anos passaram (não muitos) e estar na internet se tornou obrigatório. Como sempre quem saiu na frente teve vantagem, mas não necessariamente chegou mais alto.

Uma coisa que a maioria dos empreendedores que estavam acostumados com modo tradicional de marketing não contavam era a interação da pessoas com suas marcas. Mais interessante foi observar essas pessoas (consumidores) interagindo entre si.

Eu mesmo quando vou escolher um novo smartphone, notebook, calçado, tv, serviço de internet, colchão…, procuro na nuvem a experiência e dicas de outros consumidores sobre as marcas, opinião sobre a relação custo benefício e dou uma atenção especial às suas críticas e pontos ruins/duvidosos dos produtos.

Como pode perceber estar na internet, da forma errada, pode mesmo não ajudar em nada e até atrapalhar

Vamos então à alguns itens que se deve observar:

  1. Descubra o que seu cliente pensa – As redes sociais são excelentes para isso. Com a comunicação certa pode-se conseguir que as pessoas, através de seus comentários, digam sobre suas dores e deixem dicas sobre seu produto/serviço.
  2. Tenha um plano de marketing – Assim como para qualquer mídia, a digital necessita de pesquisa e planejamento. Já sabemos o pensa nosso público alvo, já sabemos onde eles estão (nas redes sociais e principalmente com seus smartphones), já sabemos do que gostam (isso foi descoberto se fizemos o item 01 com dedicação. Agora construiremos público nas ferramentas de publicação com base nas personas (perfil do cliente ideal) que identificamos e vamos direcionar para eles nossas comunicação.
  3. Publique com o menor esforço – Existem várias ferramentas para distribuição. Aqui vou deixar a dica de algumas sem entrar em detalhes. Não colocarei em ordem de preferência e vou tentar não influenciar a escolha. Teste e veja qual a melhor para você. Claro existem muitas outras (nada que uma “googada” não lhe mostre).
    1. AGENDADOR DE POSTAGEM
      1. Postcron – Um agendador de postagem que já na sua versão free aceita 06 contas.
      2. HootSuite – Sua versão grátis aceita 03 perfis de rede social
      3. Buffer – Também aceita 03 redes simultâneas
      4. Instapult – Para instagram
      5. Gramblr – Esta já é uma ferramenta que roda na máquina e ajuda bastante com suas postagens no Instagram
    2. CRIAÇÃO
      1. Artstudio – Não é a mais completa ou intuitiva mas funciona bem, e tem dicas interessantes sobre o tamanho das artes.
      2. Canva – Recheado de modelos é uma ótima opção para um layout rápido.
      3. Pixlr – Um pouco mais de controle e menos “tudo pronto”. A versão gratuita apresenta propagandas, mas no versão pro esse incômodo desaparece.
      4. PicMonkey – Não possui versão gratuita mas pode experimentar por 7 dias uma de suas versões pagas.
      5. Adobe Spark – Isso mesmo, nem só de Photoshop vive a Adobe. Sim tem uma versão free totalmente funcional.
  4. Acompanhe seu desempenho – De nada adianta publicar se não sabe o resultado. Entender se o que está sendo falado é bem aceito, se do outro lado estão entendendo e fazer os ajustes na comunicação é de grande importância. Algumas ferramentas úteis para isso.
    1. Social Bakers – Muito completa e paga. Possui uma versão trial para testar e descobrir se vale pagar o preço.
    2. Scup Social – Deseja monitorar várias redes? Esta aqui faz isso para você. Criada para monitorar, gerir e acompanhar o atendimento ao cliente nas redes sociais, o Scup é uma ferramenta muito utilizada no mercado. Ferramenta paga.
    3. Google Analytics – Principal ferramenta para análise do desempenho de sites mas também oferece métricas relacionadas às mídias sociais.
    4. Google Trends – Uma excelente ferramenta para saber sobre o que sua audiência está falando.

Este é um assunto muito amplo e poderia falar muito mais, e vou.

Em um outro momento, então nos siga nas redes sociais.

 

Vamos então à alguns itens que se deve observar:

  1. Descubra o que seu cliente pensa – As redes sociais são excelentes para isso. Com a comunicação certa pode-se conseguir que as pessoas, através de seus comentários, digam sobre suas dores e deixem dicas sobre seu produto/serviço.
  2. Tenha um plano de marketing – Assim como para qualquer mídia, a digital necessita de pesquisa e planejamento. Já sabemos o pensa nosso público alvo, já sabemos onde eles estão (nas redes sociais e principalmente com seus smartphones), já sabemos do que gostam (isso foi descoberto se fizemos o item 01 com dedicação. Agora construiremos público nas ferramentas de publicação com base nas personas (perfil do cliente ideal) que identificamos e vamos direcionar para eles nossas comunicação.
  3. Publique com o menor esforço – Existem várias ferramentas para distribuição. Aqui vou deixar a dica de algumas sem entrar em detalhes. Não colocarei em ordem de preferência e vou tentar não influenciar a escolha. Teste e veja qual a melhor para você. Claro existem muitas outras (nada que uma “googada” não lhe mostre).
    1. AGENDADOR DE POSTAGEM
      1. Postcron – Um agendador de postagem que já na sua versão free aceita 06 contas.
      2. HootSuite – Sua versão grátis aceita 03 perfis de rede social
      3. Buffer – Também aceita 03 redes simultâneas
      4. Instapult – Para instagram
      5. Gramblr – Esta já é uma ferramenta que roda na máquina e ajuda bastante com suas postagens no Instagram
    2. CRIAÇÃO
      1. Artstudio – Não é a mais completa ou intuitiva mas funciona bem, e tem dicas interessantes sobre o tamanho das artes.
      2. Canva – Recheado de modelos é uma ótima opção para um layout rápido.
      3. Pixlr – Um pouco mais de controle e menos “tudo pronto”. A versão gratuita apresenta propagandas, mas no versão pro esse incômodo desaparece.
      4. PicMonkey – Não possui versão gratuita mas pode experimentar por 7 dias uma de suas versões pagas.
      5. Adobe Spark – Isso mesmo, nem só de Photoshop vive a Adobe. Sim tem uma versão free totalmente funcional.
  4. Acompanhe seu desempenho – De nada adianta publicar se não sabe o resultado. Entender se o que está sendo falado é bem aceito, se do outro lado estão entendendo e fazer os ajustes na comunicação é d
    e grande importância. Algumas ferramentas úteis para isso.

    1. Social Bakers – Muito completa e paga. Possui uma versão trial para testar e descobrir se vale pagar o preço.
    2. Scup Social – Deseja monitorar várias redes? Esta aqui faz isso para você. Criada para monitorar, gerir e acompanhar o atendimento ao cliente nas redes sociais, o Scup é uma ferramenta muito utilizada no mercado. Ferramenta paga.
    3. Google Analytics – Principal ferramenta para análise do desempenho de sites mas também oferece métricas relacionadas às mídias sociais.
    4. Google Trends – Uma excelente ferramenta para saber sobre o que sua audiência está falando.

Este é um assunto muito amplo e poderia falar muito mais, e vou.

Em um outro momento, então nos siga nas redes sociais.

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