Tendências do marketing digital 2023
Todos nós sabemos, que com a chegada da pandemia, o mundo sofreu mudanças significativas, que podemos observar em todas as áreas da nossa vida.
Essas cicatrizes da pandemia revolucionaram a forma como fazíamos várias coisas, inclusive marketing e propaganda.
Algumas tendências trazidas pela pandemia serão passageiras, porém outras continuarão conosco por muitos anos.
Tendências do marketing digital 2023
Todos nós sabemos, que com a chegada da pandemia, o mundo sofreu mudanças significativas, que podemos observar em todas as áreas da nossa vida.
Essas cicatrizes da pandemia revolucionaram a forma como fazíamos várias coisas, inclusive marketing e propaganda.
Algumas tendências trazidas pela pandemia serão passageiras, porém outras continuarão conosco por muitos anos.
1 – Presença ampliada no marketing digital 2023
O consumidor hoje é omnichannel. Mas o que é isso?
Isso quer dizer que o consumidor de hoje está ligado tanto no online como no offline. Ele quer ir na loja física, ele quer comprar pelo Instagram, pelo Facebook, pelo e-mail, pelo Google.
Então, é essencial que a sua empresa acompanhe isso, estando presente tanto fisicamente quanto digital, pois assim o consumidor tem a liberdade de escolher qual é a melhor maneira para ele efetuar a compra.
Ter esse conhecimento, levará sua empresa para outro patamar em relação às outras.
2 – Marketing de influência
Esse tipo de marketing já existe há muito tempo, mas, antigamente os canais eram mais limitados, restringindo-se à televisão, rádio e outdoors.
Porém, com a chegada do digital, o marketing de influência continua presente e segue como uma grande tendência para 2023.
Principalmente no Brasil, onde o público gosta muito de redes sociais, as empresas se aproveitam disso, fazendo uso dessa estratégia para alcançar números cada vez maiores de vendas.
3 – Vídeos curtos
Você já deve ter percebido que os vídeos no estilo reels e tik tok vieram para ficar. Estamos na era do micro-conteúdo.
Plataformas com o Instagram, já perceberam isso e estão privilegiando cada vez mais a entrega de vídeos ao invés das fotos.
Segundo o Hubspot vídeos de menos de 90 segundos de duração tem uma taxa de retenção de 57%, ao passo que aqueles com mais de 30 minutos tem apenas 10%.
Além disso, os usuários valorizam os vídeos mais curtos e de fácil carregamento, principalmente nas redes sociais.
4 – Tik Tok
Sim, essa rede social continuará sendo uma grande tendência para 2023. Ele já é o aplicativo mais baixado dos últimos tempos.
Seguindo esse movimento, é certo que as empresas apostarão cada vez em mais conteúdos para essa rede social.
Além disso, como é uma rede social recente, o Tik Tok possui um alcance orgânico muito alto.
5 – Experiência por voz no marketing digital 2023
Segundo a Juniper Research, até este ano ocorreram 4,6 bilhões de transações por voz e para 2023 é esperado um aumento expressivo, de cerca de 19,4 bilhões.
Aqui entram assistentes virtuais com o Alexa (e outros), assim como canais para criação de conteúdo.
Neste quesito, um bom exemplo são os podcasts, que ganham ainda mais relevância em 2023.
Enfim, toda plataforma que der conta da jornada do consumidor por áudio será bastante valorizada.
Outra forte tendência é as pessoas começarem a fazer buscas por voz.
6 – Influencers acima de 50 anos
Isso hoje já se mostra como uma forte tendência no digital, e tudo indica que continuará em 2023.
A Hubspot soltou recentemente que mais de 50% dos influencers que os procuram para algum tipo de serviço possuem mais de 50 anos.
Ou seja, é um mercado muito competitivo e de muitas oportunidades para o próximo ano.
7 – Comunidades e grupos de assinatura
Nos últimos anos surgiram muitos cursos online, mas sabemos que apesar das pessoas terem apostado nesses cursos, muitas delas preferem a modalidade mentoria ou grupos de assinatura.
8 – Metaverso
Não poderíamos deixar essa tendência de fora.
As empresas que deram o pontapé inicial e mergulharam de cabeça nessa tendência ainda esse ano já começaram a ver os resultados.
Já sabemos que a Lu da Magalu, por exemplo, já possui em média 30 milhões de seguidores juntando todas as suas redes sociais.
O Metaverso veio para facilitar a comunicação com pessoas que são amantes do digital e querem ter uma experiência ainda mais profunda com esse meio.
9 – Evolução do social commerce
Talvez você nunca tenha ouvido falar nesse termo, mas, com certeza você o vê todos os dias.
As lives de vendas são um grande exemplo de social commerce. Elas já se mostraram presentes no ano de 2022, mas prometem ser uma tendência ainda mais forte em 2023.
São lives que acontecem dentro do Instagram ou do Metaverso para ativar em você o senso de urgência, o senso de escassez e o impulso de compra.
De acordo com dados da Hootsuit e We Are Social, as novas gerações, já estão usando mais as redes sociais (53,2%) para pesquisar informações sobre marcas.
E aí, sua empresa já usa alguma das tendências do marketing digital 2023?
A Cintra Comunicação reúne a experiência de mais de 25 anos no mercado de publicidade, ajudando sua empresa a ter mais performance digital.
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